Colo do útero em pleno vapor

Ontem nós fomos na obstetra de novo. No começo do mês, eu tive que refazer uns exames de sangue e todos deram normais, ainda bem. Nessa época, eu poderia começar a desenvolver uma diabetes gestacional ou encontrar alguma bactéria, sei lá. O que eu sei é que tá tudo certo.

Ela olhou o ultrassom e disse que está tudo bem tb. Ontem eu descobri um novo termo: percentil. Ela disse que esse termo se aplica à curva de crescimento do bebê na barriga. Não se refere ao peso, mas à estrutura óssea mesmo. Se o bebê estiver com índice 10, ele é bem menor do que a média. O mais comum é 50. Acima disso, é um bebezão. O nosso está com percentil 37. O que isso quer dizer? Que ele está no crescimento normal de acordo com o tamanho dos papais. Ou seja, dificilmente, o João Victor vai nascer com 50, 52 centímetros. Ele, provavelmente, será menorzinho, mesmo que ganhe bastante peso na minha barriga. Não dá para fugir da genética,né?! Pais com um metro e sessenta não podem esperar um super bebê, hehehe!

Aí, ela me examinou. Não contei aqui, mas, na sexta passada, eu passei meio mal aqui no trabalho. Minha barriga ficou mega dura, o bebê tava super agitado, eu tava suando horrores, super cansada… Resolvi ligar pra médica. Ela disse: “Provavelmente você já está tendo contrações, o que é super normal nessa época. Mas, para a gente evitar problemas, vamos tomar um remédio para inibir as contrações”. Entrei meio em pânico, né?! Imagina se o João nascesse agora? Ele teria que ficar no hospital, não estaria todo formadinho ainda… Ai, nem pensar! Tomei o remédio, deitei, tentei me acalmar e fui ao hospital à noite. A enfermeira fez o exame cardiotopo, que vê os movimentos do neném e se eu estou tendo contrações. Tava tudo certo, não tive contrações. Só o João que não parou de se mexer um minuto! Fiz exame de urina e, pela primeira vez, um exame de toque. Incomoda, viu?! Muito mais do que os exames comuns que a gente faz de rotina do ginecologista. Ela disse que estava tudo normal, colo do útero íntegro, tudo certo.

Voltando! A obstetra me examinou: medida da barriga ok, coraçãozinho do João acelerado, tudo certo. Ela disse: “Vou fazer o exame de toque para eu sentir como andam as coisas”. UHU! Dedo aqui, empurra ali, mais um pouco aqui e a mamãe com dor… Não é uma dor enorme, mas é um incômodo, a barriga fica super sensível nessa época, dá uma dores musculares… Bom, ela disse: “Menina, seu colo do útero já está molinho… Ele está se preparando para o parto mesmo. Vamos continuar com o Dactil (o tal do remédio que inibe as contrações)?”. Vamos, ué! Disse ela que o remédio não interfere na evolução da abertura do colo nem no crescimento do bebê, mas, se eu não tomar, corre o risco de eu entrar em trabalho de parto antes do tempo. Vou tomar por mais uns 10 dias e aí já fica bem pertinho da data que o João vai estar prontinho para vir ao mundo.

Aproveitei isso para reafirmar a ela que quero tentar ter parto normal. Ela disse que tudo o que está acontecendo no meu corpo é ótimo e favorece o parto normal. Ela ainda disse: “Posso te deixar lá na cama do hospital sofrendo de dor até a hora da anestesia?” Poooooode… Tem que ser assim, né? Prefiro sentir dor na hora do que ficar morrendo durante 30 dias da recuperação depois. Já falei para o Mosca: “Amor, se eu estiver na sala de parto e pedir pelo amor de deus por uma cesárea porque estou morrendo de dor, não deixa! Me lembra que eu vou ficar inchada, barriguda, cheia de gases, com dor e sem conseguir cuidar direito do João Victor”. Ele disse que me ajuda, hahhaahhah!

Um comentário sobre “Colo do útero em pleno vapor

  1. Ai Fabi, que delícia… tá chegando a hora!!! Fique firme que vai dar td certo no seu parto normal, amore!

    E esse tal de exame de toque, minha irmã já havia me avisado sobre ele… mas vamos lá, td pelos nossos fofos!!

    Aliás, o meu bebê é uma menina: Gabriela!

    Bjs

Deixe um comentário

