João está com um problemão para dormir…

Troquei esse e-mail agora há pouco com a Luiza, mãe da Laura, leitora do blog… Está bem difícil do João dormir e preciso compartilhar para ver se conseguimos dar um jeito nisso…

Oi, Querida…
Então, quando ele tinha 2 meses eu comecei a fazer uma rotina com ele, li o Nana Nenê, botei algumas coisas em prática e, com 3 meses, ele começou a dormir direto. Isso durou até os 6 meses. Aí, ele começou a choramingar à noite e a acordar assustado. Era só botar a chupeta e ele dormia de novo. Cheguei a falar com o pediatra e ele disse que poderia ser por causa do calor (que estava fazendo muito calor mesmo e ele sua demais) ou ele poderia estar tendo pesadelos e ele falou que eu não tinha o que fazer. Aí, tinha dias que dormia direto e em outros não. Só que, desde o final do ano, o sono dele desandou demais… Tenho um irmão que mora no interior que passou uns 15 dias lá em casa. Isso deixou ele agitado, querendo brincar de madrugada. Tinha que dar mamadeira pra ele voltar a dormir. A gente foi viajar no ano novo e ele dormiu os 3 dias no bercinho, mas mesmo quarto que a gente, então, se acordava, via que eu estava do lado dele. Quando a gente voltou de viagem, tudo complicou… Ele não queria ficar no berço de jeito nenhum, chorava, mas acabava dormindo. Só que, de uns dias pra cá, ele faz um escândalo absurdo na hora de dormir… Ontem foi aniversário do meu marido e a gente foi jantar fora. Ele dormiu no restaurante. Chegamos em casa à meia noite, ele acabou acordando, deu uma mamadeira, mas ele só foi dormir era quase uma e meia… Chorando, berrando, só queria ficar de pé no berço… Mas tava morrendo de sono…

Tenho alguma hipóteses pra isso: a mudança total de rotina é a primeira delas. Ao mesmo tempo que o meu irmão estava em casa, eu fiquei em férias coletivas, minha irmã passou uns dias lá.. Ou seja, tudo mudou… Tinha mais gente pra paparicar, pra brincar, pra pegar no colo. Outra coisa que eu penso é sobre a babá. A minha empregada é bem firme com ele, tem 5 filhos e sabe como educar e botar ordem no barraco. Só que a moça que fica com ele à tarde, até a hora em que a gente chega em casa, é meio bundona, sabe? Ela adora brincar com ele, conversar, fazer bagunça… Mas adora ficar com ele no colo, não disciplina, não obedece às minhas ordens, sabe?!

E eu acho que o João tá mega mimado. Eu não posso fazer nada o dia inteiro que ele fica resmungando. Não posso pegar no computador, ficar do lado dele fazendo as minhas coisas… ele quer atenção o tempo todo e eu não tenho paciência, energia, saco… Acho que isso é ruim pra ele e pra gente… Tanto que a gente vai colocar ele na escola de novo. A gente precisou colocar uma babá em casa porque ele ficou bem doente quando foi pra escola com 5 meses, mas a gente não tá conseguindo arcar com as despesas e a escola acaba saindo mais barato. Aí, acho que ele vai aprender a dividir as atenções, os brinquedos, gastar energia, ter uma rotina mais certinha.

Estou muito cansada, com sono, hoje estou de mal humor… Essa história tá me deixando bem chateada. E eu não tenho problema em deixá-lo chorando no berço. Só que ele ficou tão nervoso esses dias que soluçava de tanto chorar, o coração disparado… Tem que ter um limite também, né?!

Gente, vocês têm algum conselho pra me dar? Preciso de uma luz…

Anúncios

14 comentários sobre “João está com um problemão para dormir…

  1. Grasi disse:

    Fabi, nessa sua rotina q vc faz com ele, vc inclui um banho ? desde que o Caio era pequeno agente sempre deu um banhinho nele antes de dormir. O corpo relaxa.
    E nessa hora do banho, nós usamos o tal shampoo “hora do sono” da jhonson. (http://www.jnjbrasil.com.br/noticia_full.asp?noticia=2773). Com o meu Bonito, isso resolve !

    ele tb anda acordando de noite, chorando mto e com os olhos fechados….. o que fiz foi rezar e pedir para tias e amigas benzerem ele. Ele melhorou mto, e há algumas semanas tem dormido a noite toda.

    A escola vai ser boa tb, pq agora ele tem mais resistencia, não tá frio (o que eleva os casos de doenças nos pequenos) e ele vai gastar mtaaa energia.

    Espero que essa fase passe logo !

    bjs

    • Faz tempo que eu no dou banho nele na hora de dormir… Vou comprar hoje mesmo de novo o sabonete da hora do banho. Ele chegou a usar por um tempo, mas acabou… E rezar por ajudar mesmo, hehehe… Brigada, querida. Beijos

  2. Oi, Fabi. Tô vendo que o seu baby está bem agitado, hein?
    Será que não é o caso de você conversar com o pediatra novamente? Ou, quem sabe, recomeçar a disciplinar seu bebê ?
    Eu sei que não é fácil, ainda mais você que trabalha e precisa contar com a ajuda de terceiros. Mas, os bebês também precisam de disciplina, né?
    E, se a moça que trabalha no período da tarde está atrapalhando ao invés de ajudar, não seria o caso de você mudar de moça?
    Antes de mais nada, você precisa ter muita, muita, muitaaaaaa paciência. Afinal, o JV precisa mais de você do que de qualquer outra pessoa. Você é o porto seguro dele.
    Aqui, toda vez que viajamos, saímos da rotina. E, quando voltamos, procuramos fazer com que os bebês reacostumem com os horários. É claro que demora um pouco.
    No ano novo, Caio ficou tão elétrico que foi dormir era mais de 2 da manhã. Esses dias, Cauê também não queria saber de nanar.
    A minha tática é deixar um edredon bem fofo na sala, no chão, um travesseiro para cada e deixá-los com seus brinquedos. Deixo a tevê ligada e fico ali, só observando. Não fico estimulando eles, mas também não os deixo sozinhos. Eles brincam, brincam…até que o sono vence. Aí eu os coloco no berço. Funciona bem.
    Bem, espero que tenha sucesso com o pequeno.
    Beijinho

    Ana

    • Oi Ana, Tudo bom?

      Obrigada pela ajuda! Hoje eu estou beeeem desanimada, esgotada. Espero recuperar um pouco das minhas foras at a hora de chegar em casa. Ns pensamos em mudar de bab, mas s conseguimos mesmo coloc-lo na escola. Estamos sem grana, eu estou fazendo um monte de frilas pra conseguir pagar o salrio das duas, os gastos em casa aumentaram muito. No t valendo a pena, sabe?! Acho que ele vai estranhar um pouco a escola no comeo, mas acho que vai ser bom. S que tenho que estar preparada para as gripes, febres e etc.

      Vou tentar me manter calma hoje!

      Beijos, Fabi

  3. Cris Bravo disse:

    Fabi!

    Como vc está? há século não nos falamos, mas acompanho sempre que posso as peripécias do João rs.
    Li sobre seu “problema” e vou te contar sobre minha experiência coma Júlia.
    Essa fase é a mais complicada para eles dormirem a Jú nunca deu trabalho, mas exatamente com essa idade ela começou a dar showzinho pra dormir, queria ficar em pé, apontava pra tudo e todos era uma luta e o escândalo era impressionante parecia que estava sendo espancada. Então ai vai a boa notícia isso passa. A má, vcs NÃO podem arredar o pé, tem que manter a rotina sim, sempre e não desanimar é preciso, MUITA paciência e saco se vcs desanimarem, vão se lascar.
    A dica do banho é a mais pura verdade, toda vez que ele estiver muito agitado e principalmente com muito calor um banho morno e longo ajuda, mas lembre-se VCS precisam relaxar tb, precisam estar tranquilos, shampoos e sabonetes a base de camomila, passiflora e erva doce são sempre uteis. O chazinho sem açúcar depois do banho com á meia luz tb ajuda.
    Quanto a escola, vc vai notar MUITO progresso, mas as doenças virão a Jú está na escola desde os 6 meses, não foi fácil, mas ela ama de paixão.
    Tenho que sair agora, se quiser nos falamos mais depois.

    Beijão nos tres
    E calma, tudo se ajeita, essa molecada precisa da nossa paciência

    • Oi Cris,

      Nossa, muito tempo meeeesmo! Sempre vejo as fotos da sua pequena no Orkut! O que voc fazia quando ela ficava de p no bero olhando pra tudo? Vou tentar tambm o chazinho sem acar, hehehheh…

      Beijos, Fabi

  4. Oi Fabi o caso do João é normal….digo isso porque até hoje passo isso com o Yago e olha não sou mãe de primeira viagem e voce está se saindo muito bem…..
    Fui viajar no final do ano e é colo prá cá, piscina prá lá, só anda de carro, não dormiu no berço foi no chão mesmo….nem precisou gatinhar…..
    Quando voltei quem disse que o Yago quis dormir no berço não…..
    quem disse que o Yago queria gatinha não…..
    ficar no chão nem pensar….ai quase pirei, tinha coisas pra fazer , clientes para atender e nada do Yago colaborar…só ficava gritando querendo colo e mimos toda a atenção tinha que ser para ele…..dormia a noite no chão do quarto no endredon dormia mal mas dormia….
    ficou assim por umas 03 semanas, agora tá quase melhorando a irmã dele a Larissa por parte de pai veio passa o final de semana aqui, e minha filha Jeane pegou 05 dias em casa, imaginem o Yago como está…só fica atrás delas, não quer dormir no horario pensa que é festa aqui em casa todo dia, o pior é que elas vão para a rua e eu fico só com ele em casa…tÕ pirando………….
    ´É normal a criança sair do ritmo nas férias mas dê um tempo para o João, além de ele estar mais esperto ele quer mimo quer colo…….
    logo logo ele cresce e tudo passa…..voce vai ver……
    eu as vezes tenho vontade de sair gritando pela rua…..
    ainda tenho a Rayssa que me deixa louca…..mas faz parte do ensinamento de ser mãe….
    Voce está indo pelo lado certo tenta quem sabe é assim mesmo….
    um bj na careca do João….lindo…

    • Oi Kelly,

      Brigado pela fora! O duro a gente tem fora pra aguentar essas mudanas, n?! Eu t super cansada! Mas vou tentar me manter calma hoje para ver se ele dorme melhor.

      Um beijo, Fabi

  5. Cris Bravo disse:

    Fá,

    eu falava com muita frimeza;
    Júlia, deita é hora de dormir. Ela resmungava, mudava de assunto e eu falava de novo, se não deitasse eu a deitava.
    Se levantasse, começava de novo, até ela cansar.
    Chegava uma hora que ela fazia show deitada, cansava e dormia soluçando.
    Houve umas duas vezes que ela fez show das 21 até a hora da última mamada 23 e tra la la ai mamou e dormiu.
    Isso aconteceu, durante umas 4 noites depois ela se conformou.
    Agora o que ajuda no sono é o fato de ela ir pra escola, pois na escola ela participa muito e dorme pouco, então quando chega em casa tá cansada.

    • Valeu pelas dicas, Cris. Foi o que eu fiz ontem com ele… Eu o deitava, ele levantava e assim foi… S que eu tava dormindo em p, fui fraca e no consegui levar adiante… Quando ele era pequenininho, eu consegui e pretendo conseguir agora tambm!

      Beijos, Fabi

  6. Cris Bravo disse:

    Fabi,

    eu te entendo, só consegui me manter firme, pq o Herman ajudava depois e ai dividíamos o cansaço.
    É duro mesmo afinal no dia seguinte temos toda correria de novo.
    Uma coisa que esqueci de te dizer é que essa idade é a melhor idade pra irem pra escola, entre 8 e 12 meses, pois estão muito mais espertos e curiosos e querendo coisas e pessoas novas.
    Mas não esuqenta que a preferência ainda é a mãe rsrs.

    Bjo

  7. Rose disse:

    Fabi, que bom ler seu blog hoje. Estou passando pelo mesmo problema e fui consolada…ai ai ai
    Meu filho, Nicolas está com 7 m e meio e agora só quer ficar na posição vertical. Nem sentar pra tomar banho ele quer mais…Horizontal só pra engatinhar…Está ligado no 220V o dia todo…
    Me diga como está o João Vitor. Essa fase passou? Vc conseguiu ser firme com ele? eu sei que não é fácil…
    Deus te abençoe,
    Rose : )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s