O que fazer em uma convulsão febril

Bom, com essa história do João ter convulsionado no hospital, a gente perguntou para todos os médicos: “O que fazer se ele convulsionar em casa?”

Primeiro, é preciso saber que as convulsões febris são muitos comuns em crianças de 1 a 2 anos e depois dos 5 anos não acontece mais. Tem um grande fundo genético: se você teve na infância, seu filho tem grandes chances de ter também. É uma forma do organismo se defender de um estado anormal, o de febre muito alta. É tipo quando o seu computador pifa porque esquentou demais. Ele desliga automaticamente para não quebrar de vez.

Olha o que diz a amiga Wikipedia: A convulsão febril é o distúrbio convulsivo mais comum na infância. Acomete de 2 a 5% das crianças até 5 anos de idade. Ela é definida como “uma crise que ocorre na infância, geralmente entre três meses e cinco anos de idade, associada a febre, mas sem evidência de infecção intracraniana (como meningite) ou de doença neurológica aguda (trauma, tumor)”. Normalmente não deixa sequelas, raramente ocorre mais de três vezes e desaparece após os 5 anos de idade. A crise febril normalmente é generalizada e ocorre durante a rápida elevação da febre.

O que fazer?
Todos os médicos disseram: coloque a criança deitada de lado, espere passar e corra para o pronto-socorro mais próximo. A crise vai passar sozinha, não é preciso fazer nada. Lá na hora a gente tirou toda a roupinha do João para o corpo esfriar.

O que NÃO fazer?
Olha a Wikipedia aí de novo (os médicos também nos deram essas informações):
>> NÃO imobilize os braços e pernas;
>> NÃO tente balançar a pessoa para que ela não perca o ar;
>> NÃO coloque os dedos dentro da boca da pessoa. Você pode machucá-la. Se ela estiver com alguma coisa na boca (comida, talher, sei lá), tente tirar cuidadosamente;
>> NÃO dar banhos nem usar compressas com álcool. Há risco de afogamento ou lesão ocular;
>> NÃO medique. Os reflexos não estão totalmente recuperados e a pessoa corre risco de afogamento.

Beijo, tchau!

Anúncios

11 comentários sobre “O que fazer em uma convulsão febril

  1. Roberta disse:

    Puxa, Fabi… Que saco td isso! Espero que o Joãozinho já tenha deixado o hospital e que vc possa ter descansado um pouco. Dá notícias, tá?
    Bj

    • Estamos em casa já, Rô, graças a Deus. Mas ele tá meio chatão. Vamos levá-lo para a pediatra… Beijocas

  2. Erika disse:

    Oiii Fabi!! Que ótimo saber que o Joãozinho tah melhor! Lah na escola onde trabalho tah uma epidemia de conjuntivite e catapora! SOCORROOOO!!!=( Realmente as crianças são as maiores prejudicadas com este clima de SP! Espero que o JV esteja melhor da sinusite…e pra variar, estou atacada com rinite…affff! Beijinhos! Erika

    • Pois é, Erika… A minha irmã é professora e tb disse desse surto de catapora. Que coisa…
      Joãozinho é um rinitento tb, hehehe…
      beijos,
      Fabi

  3. EDNA DA SILVA disse:

    Ola minha filha tb tem convulsao febril mais gracas a DEUS ja faz 1 ano que nao teve mais hoje ela esta com cinco anos e ainda esta tomando remedio para controlar

  4. marilia gabriela disse:

    Fabi,tudo bem há 5 anos minha filha tem convulsão febril,nos primeiros meses de vida começo só com desmaio, hoje ela tem 5 anos e vem piorando já fui em 2 especialista elas dizem a mesma coisa não precisa medicar,no ato espera passar e de remédio de febre,eu tenho tanta neura que quando a Vitória fica enjoada já do o “dipirona”,.Queria tanto selecionar esse problema,a médica diz quando ela fazer 6 anos vai parar não aguento mais……….. bjos boa sorte !!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. fabiana disse:

    Gente gostaria muito de poder contar o que eu passei com a minha filha tb!!
    Após ela tomar as 4 vacinas de 6 meses ,45 minutos depois ela entrou em convulsão febril 39/5 de febre..me desesperei muito pois sou mãe de primeira viagem.não sabia o que eu poderia fazer para ajudá-la .agora esta tudo bem em relação ao que ela passou.. Boa noite e ate mais.

  6. maria do socorro disse:

    oi pessoal a minha filha laura de 11 meses teve convulsao febril nao sabia no momento o que era , achei que ia perder ela por alguns momentos e desesperador essa sençaçao agora ela estar bem .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s