O atendimento no Hospital Sabará

Preciso contar como foi o atendimento ao Joãozinho no Hospital Sabará porque eles acabaram de inaugurar as novas instalações e tem muita gente impressionada com as novidades. Realmente, como disse uma matéria da Veja (clique aqui), as instalações são lindas e impressionantes. Eles pensaram em cada detalhe, deixaram tudo bem bonito e aconchegante, muito mais agradável que a unidade antiga, onde o João também já ficou internado (clique aqui). Mas ainda são necessários alguns cuidados.

Na unidade antiga, a gente chegava lá e a enfermeira já media a temperatura da criança, pesava, fazia o pré-atendimento. Agora, são duas salinhas de triagem, mas você pega uma senha para poder passar por ela. Na quinta-feira passada, o PS estava lotaaaaaado. Tinha 20 senhas na nossa frente. Talvez, se o Joãozinho tivesse passado pela triagem antes, ele não tivesse convulsionado porque a temperatura dele tava super alta e tenho certeza que eles já encaminhariam para a emergência.

Outra coisa: quando ele convulsionou, a gente foi para uma sala que as enfermeiras disseram que nunca tinha sido utilizada. Elas não sabiam onde estava as coisas, o médico teve que ajudar a pegar esparadrapo, seringa, agulha, essas coisas… Quando a gente foi para a salinha de observação, a enfermeira não informou direito que a gente tinha que ir para o balcão da internação, tava todo mundo meio perdido ainda.

Estava comentando com essa mesma enfermeira que o hospital tinha ficado bem bonito, muito melhor que o antigo. Ela disse que preferia o outro porque era menor, mais fácil para trabalhar. E que o hospital tinha mantido o mesmo número de empregados que antes para atender a um hospital muuuuito maior. Será? Parece que no pronto-socorro foi isso mesmo aconteceu…

Durante a internação, assim como aconteceu da outra vez, ele foi muito bem atendido. Os médicos são sempre simpáticos, as enfermeiras são fofas, a comida é gostosa… Mas a impressão que me deu foi que os médicos não fizeram muito esforço para descobrir o que o João tinha. Queriam cortar a febre e pronto. Por que o primeiro médico não viu que a garganta dele estava cheia de catarro? Eu tive que dar a dica para uma das médicas e ela confirmou o meu “diagnóstico”. Será que fez isso só pra mandar a gente embora, já que o João já estava melhor?

Outra coisa: no sábado, ele estava com diarreia e eles isolaram a gente no quarto porque disseram que ele poderia estar com rotavirus. Da outra vez que ele ficou internado lá, também fizeram isso. Mas não pararam pra pensar que ele não comia há dias, só tomava leite e estava tomando um antibiótico que solta o intestino.

Eu tirei essas conclusões porque hoje eu levei o João na pediatra e ela disse o seguinte: que sinusite não dá em crianças menores de 2 anos (isso eu tinha lido também no livro A Vida do Bebê, do Rinaldo de Lamare). Ela falou também que eles deveriam ter feito uma tomografia e um eletro nele por causa da convulsão. Na tomografia, inclusive, já daria para ver se ele estava cheio de catarro mesmo na região da face.

Enfim, gente, o atendimento foi bom, as pessoas são simpáticas, fofas com as crianças, mas ainda deixou a desejar. Eu ainda prefiro levar lá do que no Hospital São Luiz, que eu acho que faz ainda mais barbeiragem com os pequenos. E eu pergunto: em quem a gente vai confiar? Temos que ter dinheiro para pagar um Albert Einstein e um pediatra ultra mega fodão particular para poder ter diagnósticos cuidadosos e precisos?

15 comentários sobre “O atendimento no Hospital Sabará

  1. Fernanda Chiorino disse:

    Oi Fabi,

    Eu sempre costumava levar a Júlia (minha mais velha) no Sabará pela reputação que ele tinha, mas comecei a perceber que virou meio carne de vaca.
    Comecei a encrencar com o PS sempre lotado, e diagnóstico duvidoso…
    Depois disso comecei a levar no PS infantil do Hospital Samaritano e fiquei muito contente.
    Pelo menos lá, nunca tive nenhum problema e acho que eles são mais atenciosos com as crianças.
    Uma vez conversando com uma outra mãe que estava lá com o filho descobri que ela era de Atibaia e quando os filhos tinham algum problema, levava direto pra lá acredita?

    • Pois é, Fê, é uma pena que os nossos filhos tenham que ficar à mercê de atendimentos assim. Mas obrigada pela dica do Samaritano. O Sabará é super longe da minha casa, mas atravesso a cidade pra levá-lo lá porque acho melhor que o São Luiz. Se ele precisar de novo, a gente tenta no Samaritano, heheheeh…
      Beijos

  2. Roberta disse:

    Olha, Fabi, eu já estive no Sabará e achei “normal”, bem como outro hospital em que precisei levar a Laura. Concordo com o que o pediatra dela diz: PS é tudo igual. às vezes é que a gente dá sorte e pega uma equipe mais bacana. Acho que o importantão é ter um pediatra de confiança. Ele diz que no Einstein não fariam nada diferente do que em qq outro PS. Portanto, acho que a gente tem de torcer pra ´precisar de hospital só mesmo em último caso, né?
    Mas me fala, o João tá melhor? Espero que sim!
    Bj

    • É, temos que torcer para não precisar nunca de hospital… Ele tá melhorando. Ontem vomitou até porque a gente deu leite de soja pra ele. Mas ele está mais animado hoje.

      Beijos

    • Oi Fê!

      Tá tudo melhor agora. Ele ainda está tomando remédio, se recuperando, mas acho que a convulsão foi só um episódio isolado.

      Beijos

  3. menina, que susto com o Pequeno em!!!
    Espero que não aconteça mais!!!
    Agora, médico bom, ta uma raridade mesmo, ainda mais em P.As… Eles querem é cortar o que está ali de uma maneira absurda, cercam a criança de tudo qto é remédio mas não querem buscar a causa… Uma pena mesmo…
    Mas… Vamos levando a vida!!!
    Bjs e melhoras aí…

  4. Médico bom e atendimento digno são raridades em todo lugar. Ainda bem que algumas mães são mais eficazes do que qualquer doutor. Saúde ao nosso pequeno… bjo

    • É difícil o instinto de mãe falhar… É só ter calma que ele sempre dá as respostas corretas!

      beijos

  5. Erika disse:

    Oiii Fabi! Não dá mais pra confiar na saúde nem pública e nem privada. Acho que mesmo quem tem convênio não está mto contente com o atendimento que é oferecido, imagina então o hospital público? É desanimador…=(
    Nossa, que legal que sua irmã tbm é professora, ela trabalha na rede particular ou pública? Adoro trocar figurinha com outras profs..hehee..=)Trabalho na Prefeitura de SP, AMO MUITO oq faço, meus alunos são TD pra mim!..rs
    Ah! Só mais um comentário…Como vc EMAGRECEU, minina!!! Parabéns pelo esforço, é nítida sua mudança, adorei ver as fotos no seu outro blog! Tbm emagreci bastante, 11 kg! AMO MUITO TUDO ISSO…=) Beijocassss….Erika

    • Oi Erika!

      Minha irmã trabalha em um lar escola da prefeitura, mas ainda não é concursada. Está estudando ainda, heheh… Ela tb aaama os aluninhos, hehehe…
      Nossa, vc emagreceu 11 quilos já? Parabéns!!! Conseguiu emagrecer tudo o que queria?
      Beijos

  6. Kaká disse:

    Fabi, só hj li os últimos post pq a baixinha aqui tb tá dodói e quase ñ tenho tido tempo…
    Amiga, q sufoco vc passou! E o pequeno? Ai tadinho, dói só de ler. Mas graças a Deus agora está tudo melhorando, né?
    Amiga, vou orar pela saúde do JV e mandar muitas energias positivas pra vcs aí!!!
    Desde ontem tento contato com o pediatra da Brunna… a secretária diz q ele vai retornar e NADA! E começa novamente a procura por 1 pediatra pra ela… pq nesse ñ quero + confiar tb… qdo preciso ele some? Não quero assim.
    Muitos beijos pra vcs e especial pro JV.
    Kaká, Mi e Brunna

    • Oi Kaká!
      Ele tá melhorando agora. Mas só fico sossegada quando ele estiver 100%, heheh…
      Esses pediatras são foda, né? Esse período está sendo um teste para a nossa. Vamos ver se ela vai aguentar receber tantas ligações nossas, heheheh…
      Boa sorte na sua procura!
      beijos

  7. Eu sempre que preciso levo meu pequeno no ps da beneficencia portuguesa… todas as vezes fui muito bem atendida pela equipe médica… sempre competentes… as vezes demora para triagem, mas vale pelo atendimento.

Deixe um comentário

