O final de ano

Desde sempre, o final de ano significou um período de ansiedade pra mim. E, claro, para a maioria de nós. Até fui olhar no histórico dos posts e fiquei surpresa quando vi que nunca tinha falado sobre isso por aqui.

1472925_535302499899832_1163001540_n

Nos últimos tempos, prometi pra mim mesma que o final do ano seria um período mais leve e com menos ansiedade. Neste ano, eu quase cheguei lá.

Só perdi a paz no dia 24, véspera de Natal. O Natal ainda me traz lembranças ruins. Coisas que a terapia ainda não resolveu (até porque eu parei de fazer, então, preciso voltar e tal). Acordei ansiosa, querendo que o dia passasse logo. E passou. E João ficou feliz, curtiu a noite, os presentinhos e ainda me presenteou com aquela história linda que eu contei aqui. Aí, me lembrei que não adianta pensar no passado. 😉

761aa8e4664611e3bed41251e7ed0540_8

Porém, nos outros dias, consegui me manter longe da vibe “o mundo vai acabar amanhã”.

Acredito que trabalhar em casa ajudou muito. Nas “firma”, o povo fica tudo doido. Comprar os presentinhos com um pouquinho de antecedência e frequentar os shoppings e mercados em horários alternativos também. Mas a maior mudança tá aqui, ó, dentro do peito.

1376620_710539962307052_101524166_n

Já parou pra pensar que o mundo não acaba porque o dia 31 de dezembro vira 01 de janeiro? Já parou pra pensar também que nada muda porque um dia vira outro? E não é só porque você pulou sete ondas ou comeu lentilha que as coisas vão melhorar.

1506924_539780892785326_912355729_n

Aliás, nada muda se você não for o mesmo…

Pra mim, a festa de réveillon é só mais um motivo pra fazer festa. A minha vontade de mudar, lista de metas, autocobrança e autoconhecimento acontecem o tempo todo. Eu me revejo em qualquer época do ano, me reorganizo, mudo, me pergunto de novo e de novo e de novo…

Quer fazer listas, rituais de passagem, mandingas? Faça. Quer prometer coisas pra si mesma? Prometa. Mas, não prometa nada para 2014. Prometa as coisas para você mesma. E reflita: o que você está prometendo realmente é o que você quer e precisa para que o seu mundo se torne melhor?

4 comentários sobre “O final de ano

  1. Celia Regina Vasconcellos disse:

    Fabiana
    Você realmente tem razão quando diz que o ano novo, é apenas mais um dia.
    Em todos os anos de bossas vidas, devemos estar revendo projetos, metas, reflexões, e procurarmos fazer aquilo que realmente queremos.
    Que venha 2014!!!
    Beijos

Deixe um comentário

